Diversos fatores podem contribuir para uma lavoura próspera que tem como objetivo alcançar o máximo rendimento na colheita. Desta forma, é fundamental que o produtor realize um planejamento correto considerando também o período de pré-plantio da soja.
Os cuidados antes da semeadura envolvem manutenção do solo, escolha e preparo de cultivares ideais para região de cultivo e época de plantio, bem como verificação e regulagem de maquinários.
Continue a leitura e saiba todos os cuidados para se ter durante o pré-plantio da soja!
O que é o pré-plantio da soja?
O período de pré-plantio da soja é o momento de planejamento e preparação para a próxima safra que está por vir. Nesse período, é preciso entender a realidade para projetar planos de melhoria.
Cada detalhe é fundamental para aumentar a produtividade da cultura, bem como reduzir custos com manejos desnecessários. Para isso, o produtor pode solicitar uma análise do solo, com o intuito de entender qual é a situação físico-química do terreno.
Quais cuidados ter no pré-plantio da soja?
O planejamento da safra é importantíssimo para a obtenção dos melhores resultados ao final da colheita. Preparar o solo com descanso, manejo e técnicas, escolher a cultivar ideal e gerir os equipamentos de forma correta são cruciais.
Veja quais os passos seguir antes do plantio da soja!
Vazio sanitário
O vazio sanitário é um procedimento que consiste em não deixar nenhuma planta viva no talhão em um período de até três meses.
O objetivo principal é evitar que pragas e doenças se espalhem pela propriedade. No caso da soja, principalmente a ferrugem asiática, pois a doença interrompe o ciclo de reprodução da cultivar.
Anualmente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publica um documento com o período para o vazio sanitário em cada Estado do Brasil.
Escolha da cultivar ideal
Para iniciar o planejamento da próxima safra, é indispensável escolher a cultivar ideal. O produtor deve verificar quais são as recomendações para região de plantio, assim como seus pontos fortes, suas características e a resistência a doenças.
Cultivares que sejam adequadas para o tipo de solo do seu talhão facilitam o manejo. Ter conhecimento sobre o histórico da propriedade também é fundamental, principalmente sobre a propensão às patologias.
Época do plantio
Outro fator importante é respeitar a época de plantio correta para cada cultivar. O produtor deve observar o grupo de maturação para verificar se ela é precoce ou não, bem como se adapta à região.
Mas o que acontece se a soja for plantada fora da época de plantio?
Plantar soja fora da época recomendada pode acarretar na diminuição de rendimento, pois ela não vai acompanhar as melhores condições climáticas para seu desenvolvimento. Além disso, a lavoura pode ficar mais suscetível a pragas e doenças.
Preparação do solo
Para uma lavoura de sucesso, é fundamental que o solo esteja pronto para receber as cultivares. A capacidade de drenagem de água e a quantidade de nutrientes devem estar adequados, e a temperatura média ideal para plantio precisa estar entre 20ºC e 30ºC.
A umidade do talhão pode ser influenciada pelo manejo da cultura anterior. A recomendação é que se faça no solo friável, ou seja, levemente úmido e não pegajoso.
Além disso, outros procedimentos de preparação podem ser fundamentais, a depender da condição do solo, como adubação, calagem e inoculação. Entenda um pouco mais sobre eles!
Calagem
A calagem é o procedimento no qual se aplica calcário ao solo, reduzindo a concentração tóxica de ferro, alumínio e manganês. Além disso, ela proporciona aumento do pH.
Desta maneira, o ambiente fica mais propício ao cultivo da cultura de soja, aumentando a produtividade, tanto no plantio direto quanto no convencional.
De acordo com a Embrapa, a técnica deve ser aplicada pelo menos três meses antes da semeadura da soja. Antes, é preciso fazer uma análise do solo para verificar a necessidade.
Adubação
Durante a análise do solo, o laboratório responsável vai emitir um laudo com o diagnóstico das amostras. A partir dele, o produtor verifica se há nutrientes em falta ou em excesso.
Consequentemente, observa-se a necessidade da adubação com as substâncias que vão auxiliar na máxima produtividade.
Quer saber mais sobre os principais nutrientes? Então, leia este artigo do blog da Brasmax.
Cuidar do solo é fundamental para nutrir a planta da soja corretamente.
Inoculação
A inoculação é uma técnica que adiciona um microrganismo ao solo com objetivo de ajudar no desenvolvimento da cultivar e, consequentemente, aumentar a produtividade da lavoura.
Cultivares de soja, em simbiose com bactérias Bradyrhizobium, realizam o processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). O microrganismo absorve o nutriente na atmosfera e o fornece à planta.
O sojicultor deve obedecer às recomendações dos fabricantes na aplicação, segundo a Embrapa Soja.
Cuidado com as cultivares de soja
Além de escolher cultivares ideais para a região, é importante prepará-las corretamente para o plantio. Existem dois tipos de tratamentos que asseguram maior produtividade da soja a partir da aplicação de insumos e defensivos.
O tratamento on farm é aquele feito na própria propriedade rural. O produtor aplica fungicidas e inseticidas diretamente na cultivar, formando uma camada que a protege contra pragas e doenças.
A outra forma é TSI (Tratamento de Semente Industrial), em que a cultivar já chega à fazenda pronta para o plantio. O produtor não precisa realizar nenhum procedimento e tem como vantagem uma proteção uniforme.
De toda forma, é importante que o sojicultor saiba quais defensivos são necessários para as cultivares da sua lavoura.
Dessecação pré-plantio
Outro procedimento importante é a dessecação pré-plantio. O procedimento auxilia no controle de plantas daninhas da cultura anterior, bem como na uniformização da massa vegetal.
O processo também evita o alastramento de pragas. Os herbicidas pré-emergentes secam as plantas daninhas, inviabilizam a infestação de insetos e protegem a lavoura das doenças provenientes do solo por meio do efeito residual.
Além disso, a dessecação disponibiliza água e nutrientes para a planta e palha para semeadura, retendo umidade do solo. A depender das condições climáticas e da quantidade de vegetação, ela deve ser feita de 20 dias a 40 dias antes do plantio.
Cuidado com maquinários
Com solo pronto para receber as cultivares, é hora de regular os maquinários para semeá-las. É importante realizar a manutenção regular nos equipamentos, com objetivo de não prejudicar a produtividade da lavoura.
Regulagem da semeadora
A semeadora deve estar em condições ideais de trabalho. Ela vai ser importante para distribuir a quantidade correta de cultivares por hectare.
Equipamentos regulados são cruciais para evitar perdas na semeadura.
Escolha do disco
O disco deve ser escolhido de acordo com a cultivar utilizada, assim como a peneira do lote. Após o tratamento de semente, deve ser realizado um teste com o equipamento, observando o fluxo de distribuição e controlando o encaixe do disco com o anel.
Dosadores e condutores de cultivares
Durante o pré-plantio da soja, também é importante regular os dosadores e condutores de cultivares para o momento da semeadura.
Os dosadores mecânicos trabalham com a movimentação da semeadora. A velocidade adequada é de 4 km/h a 6 km/h para que as cultivares se alojem nos discos.
Já os pneumáticos têm mais agilidade, pois utilizam a ação do vácuo para comportá-las. A velocidade ideal é de 7 km/h a 8 km/h.
O planejamento no pré-plantio é fundamental para os melhores resultados, bem como o manejo correto da produção de soja. Cuidar das cultivares, do solo e do maquinário são cruciais para a lavoura.
Quer saber como se livrar das pragas da sua plantação? Então, clique na imagem e baixe o e-book agora, gratuitamente!
1 Comentário
[…] se busca o máximo rendimento da safra, é fundamental olhar com cuidado o processo inteiro. Do pré-plantio à colheita da lavoura, todo detalhe importa. Por isso, o calendário agrícola para soja é um […]