As cultivares de soja são a base para uma safra produtiva. A escolha correta, com respaldo na recomendação da região, é o ponto-chave para obtenção de grãos de qualidade.
A Brasmax tem compromisso com o máximo rendimento, então, continue a leitura para conferir uma lista de cultivares de soja em destaque para a safra 2024/25, além de tirar dúvidas sobre os produtos!
Além dela, outras variedades de soja Brasmax se destacam pelo rendimento e resistência a pragas e doenças. Veja mais recomendações da Região Sul para a safra 2024/25 com novidades!
Brasmax Titanium TF I2X
A Brasmax Titanium TF I2X é uma das cultivares lançadas para a safra de soja 2024/25, recomendadas para a Região Sul. Com grupo de maturação 5.6, ela possui recomendação para microrregiões do Paraná, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e até São Paulo. A janela de plantio é ampla e vai do final de setembro ao final de novembro, a depender do local.
A variedade tem estabilidade produtiva, com tolerância à ferrugem asiática e resistência à podridão radicular de Phytophthora. O peso de mil sementes é alto, cerca de 200 g. Veja mais!
Brasmax Fúria CE
Outro lançamento é a Brasmax Fúria CE, com peso de mil sementes de 150 g. Seu grupo de maturação é o 6.5, em microrregiões que englobam os Estados do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A época de plantio é de outubro a novembro, com chances de início no final de setembro em partes do PR.
Possui excelente adaptação a regiões de baixa altitude, é resistente à podridão radicular e também possui alto potencial produtivo. Assista à apresentação da variedade!
Brasmax Vênus CE
A Brasmax Vênus CE possui grupo de maturação 5.7, alto potencial produtivo e ramificação, além de excelente adaptação nas regiões de maior altitude. Seu peso de mil sementes é de 166 g, sendo recomendada para microrregiões do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo.
Outros pontos fortes são a resistência à podridão radicular de fungos do gênero Phytophthora (raça 1) e o porte controlado com resistência ao acamamento. Confira o vídeo de apresentação da cultivar!
Brasmax Coliseu I2X
A cultivar Brasmax Coliseu I2X é do grupo de maturação 6.3 e sua exigência de fertilidade é 3. Entre os pontos fortes, podemos destacar os potenciais produtivos e a ramificação, além da resistência à podridão radicular de Phytophthora.
Seu peso de mil grãos é 154 g, e as áreas recomendadas para utilização estão em microrregiões do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Veja mais detalhes sobre o produto no vídeo!
Brasmax Nexus I2X
O grupo de maturação da Brasmax Nexus I2X é 6.4 e sua exigência de fertilidade é 2. Além disso, o peso de mil sementes é 154 g. A cultivar possui alto potencial de ramificação e produtividade, desenvolvendo-se melhor em ambientes mais quentes. Uma de suas vantagens é a ampla janela de plantio e um excelente pacote sanitário. Confira mais detalhes!
Brasmax Trovão I2X
A Brasmax Trovão I2X possui grupo de maturação 5.2, peso de mil sementes de 182 g e alto potencial produtivo. Destaca-se pela precocidade na época de semeadura (viabilizando a segunda safra), por possuir ótima adaptação em altitudes elevadas, ter porte controlado com resistência a acamamento e, claro, alto potencial produtivo.
É recomendada para as microrregiões do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Confira uma lavoura com a cultivar no vídeo abaixo.
Brasmax Torque I2X
A Brasmax Torque I2X é uma cultivar com grupo de maturação 5.7, alto potencial produtivo e que se destaca em regiões de maior altitude, sendo recomendada para o Rio Grande do Sul, perpassando por regiões até o extremo sul de São Paulo.
Além de ser resistente à podridão radicular de Phytophthora (raça 1), é tolerante a sulfonilureias STS TM. Veja a atuação da variedade numa lavoura de Clevelândia (PR)!
Cultivares de soja para o Cerrado
No Cerrado, uma das variedades de soja com melhores resultados é a Brasmax Olimpo IPRO. Na 15ª edição do desafio do Cesb, ela foi a vencedora da região Centro-Oeste e do Nordeste com produtividade de 106,01 e 119,71 sacas por hectare, respectivamente. A cultivar também se destacou nos Estados da região do Mapitoba.
Confira outras cultivares de soja Brasmax para o Cerrado que vão te ajudar a obter o rendimento máximo da sua safra!
Brasmax Torpedo I2X
A Brasmax Torpedo I2X é uma das novas variedades de soja da Brasmax para a safra 2024/25. O grupo de maturação é o 5.4 e a recomendação de plantio é apenas na microrregião localizada ao Sul de Minas Gerais. A semeadura deve acontecer entre o final de outubro e o final de novembro.
A variedade possui elevado peso de mil sementes com 209 g, tem boa arquitetura de planta, porte controlado, resistência à podridão radicular e é precoce. Saiba mais sobre ela no vídeo abaixo!
Brasmax Ímpeto I2X
Outra novidade da safra é a Brasmax Ímpeto I2X, que se destaca pela resistência a nematoides de cisto. Ela é estável e possui ampla adaptação, principalmente em ambientes de baixo e médio potencial.
O peso de mil sementes é de 162 g e o grupo de maturação é o 8.7, com recomendação de plantio entre final de outubro e final de novembro em microrregiões do Mapitoba: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Assista ao vídeo de apresentação!
Brasmax Sparta I2X
Mais uma inovação para 2024/25 é a Brasmax Sparta I2X, ideal para ambientes de alta tecnologia. Seu grupo de maturação é o 8.0, com indicações para Rondônia e Mato Grosso. Seu peso de mil sementes é 183 g, e também conta com resistência a nematoide de cisto. Conheça a variedade!
Brasmax Ataque I2X
Com grupo de maturação 8.1, a Brasmax Ataque I2X possui alto potencial produtivo, ótima adaptação no Mato Grosso e em Rondônia. Ela também tem recomendações para microrregiões da Bahia, do Maranhão e Tocantins. Seu diferencial é a resistência a nematoides de cisto. Veja a adaptação da cultivar em Riachão das Neves (BA)!
Brasmax Supera I2X
A Brasmax Supera I2X possui grupo de maturação 7.3, sendo considerada altamente responsiva à época de plantio, população e ao alto emprego de tecnologia.
Seu peso de mil sementes é 186 g e sua recomendação está presente em microrregiões do Mato Grosso do Sul, de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais e São Paulo. Veja mais detalhes da variedade!
Brasmax Lendária CE
A Brasmax Lendária CE é uma cultivar com grupo de maturação 7.8 e exigência de fertilidade 5. A planta tem boa arquitetura, possui alto potencial produtivo, é extremamente responsiva à época de plantio e população, além de ser ideal para ambientes de alta tecnologia e tolerante a sulfonilureias STSTM. Confira mais detalhes no vídeo.
Brasmax Exata I2X
A Brasmax Exata I2X possui grupo de maturação 6.4, além de excelente adaptação em regiões de maior altitude. Caracteriza-se por ter boa arquitetura de planta, ser tolerante a sulfonilureias STSTM e contar com uma época de semeadura precoce. Veja como foi a atuação da variedade em Altinópolis (SP)!
Brasmax Ciclone CE
Por fim, outra cultivar que apresentamos é a Bramax Ciclone CE, com grupo de maturação 8.1, alto potencial produtivo, resistência a nematoides de cisto, estabilidade e ampla região de adaptação, sendo propícia aos Estados do Mato Grosso, de Rondônia, Goiás, Tocantins e da Bahia. Confira mais detalhes!
Dúvidas frequentes sobre cultivares de soja
Quando o assunto é cultivar de soja, os produtores rurais sempre ficam com algumas dúvidas gerais envolvendo os insumos. Por isso, listamos abaixo algumas das mais frequentes e vamos responder na sequência!
Quais são as cultivares de soja mais plantadas no Brasil?
O último termo do nome da cultivar representa um tipo de tecnologia que aquela variedade contém a partir do melhoramento genético aplicado em cada uma. Confira o que significa cada um deles!
I2X
A sigla I2X é usada para a tecnologia Intacta 2 Xtend, que promove tolerância ao herbicida Xtendicam — controlador de plantas daninhas no pré-plantio. Além disso, ela defende a lavoura do ataque de algumas pragas como:
Lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens).
Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis).
Broca-das-axilas (Crocidosema aporema).
Lagarta-das-maçãs (Chloridea virescens).
Lagarta-do-velho-mundo (Helicoverpa armigera).
Lagarta das vagens (Spodoptera cosmioides).
IPRO
A tecnologia para soja IPRO fornece proteção para lavouras contra insetos que se alimentam das raízes das plantas e possui tolerância ao glifosato.
CE
Já a tecnologia CE proporciona às cultivares uma resistência a três herbicidas: 2,4-D, glifosato e glufosinato de amônio, conferindo proteção à lavoura. Também conta com as proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) que ajudam no controle das principais lagartas na cultura.
RR
A tecnologia RR, sigla para Roundup Ready, é uma modificação genética que promove resistência ao herbicida glifosato, que auxilia no controle de plantas daninhas.
Como escolher as cultivares de soja?
Após conhecer tantas variedades diferentes fica difícil decidir qual a melhor para o cultivo de soja na fazenda? É preciso estudar bem sobre sua área e entender se as características da cultivar escolhida casam com o tipo de solo e se é resistente a problemas anteriores.
De forma sucinta, é preciso realizar o seguinte passo a passo:
Saber qual o portfólio recomendado para sua região.
Ver o planejamento de plantio das culturas sucessoras.
Avaliar o histórico da sua área (pragas e doenças).
Com o melhoramento genético, é possível selecionar as cultivares de soja ideais para sua área, com base nas resistências e adaptações ao local. A decisão ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade e a qualidade dos grãos.
Ficou interessado em conhecer todas as cultivares do catálogo da Brasmax para a próxima safra? Então, clique na imagem abaixo e acesse nosso portfólio completo!
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.
1 Comentário
Planto as cultivares da brasmax na minha região e vão muito bem. Parabéns pela qualidade da semente.