Há algum tempo, os produtores têm utilizado técnicas de automação e o monitoramento preciso da lavoura, buscando alcançar o máximo rendimento através da obtenção de dados e maior assertividade das ações. Esse sistema de gestão, conhecido como agricultura de precisão (AP), traz cada vez mais assertividade e controle sobre as operações.
É importante compreender que esse conceito alia a tecnologia e informações para melhorar os processos na lavoura. Continue a leitura e entenda o que significa agricultura de precisão e como aplicá-la em sua lavoura de soja pode aumentar o seu rendimento e diminuir os seus custos.

O que é Agricultura de Precisão?
A agricultura de precisão é um sistema diferenciado de gestão das lavouras, capaz de gerar uma maneira mais eficaz de produção e de controle do ambiente. A AP utiliza variações espaciais e temporais trazendo um maior rendimento ao produtor e ainda um retorno ambiental, pois diminui a aplicação de insumos devido a uma maior eficiência de manejo.
Esse tipo de manejo mais preciso, se baseia no fato de que cada pedaço de terra possui características diferentes e, por isso, é necessário aproveitar cada um deles da melhor maneira possível.
Também auxilia o produtor nas tomadas de decisões, já que com ajuda de máquinas e softwares, reconhece os talhões mais produtivos do solo, identifica regiões com maior incidência de pragas e outros fatores, proporcionando a solução de possíveis problemas ainda na mesma safra. Com esses dados em mãos, o produtor pode definir detalhes de como aumentar seu rendimento e diminuir seus custos.
Quais são os benefícios da agricultura de precisão?
Confira alguns dos benefícios que a implantação desse sistema traz para o agricultor:
- Reconhecimento dos talhões mais produtivos;
- Ajuda na tomada de decisão do produtor;
- Maior controle dos processos;
- Aplicação precisa de insumos;
- Diminuição das perdas na lavoura;
- Diminuição dos custos;
- Aumento da produtividade;
- Sustentabilidade.
Com os dados do sistema da agricultura de precisão em mãos, o produtor pode estabelecer:
- Unidades de gestão diferenciadas;
- Mapas de solo para aplicação de fertilizantes;
- Mapas de infestação de insetos para pulverização;
- Automação de máquinas e processos;
- Mapas de irrigação.
O que é necessário para aplicar?
O primeiro passo é conhecer qual a condição atual da sua lavoura, como capacidade de drenagem do solo, quantidade de matéria orgânica, principais pragas, doenças, entre outras características. Dessa forma, você estará preparado para aplicar as mudanças necessárias.
Toda a implantação é feita com a utilização de drones, satélites, softwares, maquinário já existente na fazenda e outras ferramentas que podem ser adaptadas de outras áreas. A agricultura de precisão é um sistema de possível aplicação para empreendimentos de grande, médio e pequeno porte, tudo depende do equipamento utilizado e da sua necessidade.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, que tal adaptar o conceito em sua lavoura e aumentar seu rendimento, de maneira sustentável, diminuindo os custos? Assine a newsletter da Brasmax e receba informações sobre o setor agrícola!