Porque apostar em sementes de alta qualidade?

28 de Setembro de 2018

O plantio de soja já teve início em algumas regiões do Paraná e, em mais uma safra, o produtor vai enfrentar grandes adversidades – principalmente climáticas – em busca do melhor rendimento. Sendo assim, cogitar o uso de sementes de baixa qualidade não é uma opção. A semente é a matéria-prima fundamental de um processo produtivo complexo e de alto investimento. É preciso estar atento a essa escolha!
Escolhendo bons materiais o produtor pode obter uma lavoura até 10% mais produtiva. Com a pirataria, os riscos de disseminação de pragas e doenças são enormes.
“Os riscos fitossanitários são altos e falta de comprovação de pureza é uma característica do mercado ilegal. Comprar sementes sem conhecer a procedência é um risco que o produtor corre e que pode resultar em uma cultivar diferente da que lhe foi vendida”, relata o secretário executivo da Abrass, Leonardo Machado.”
“A semente pirata não dá garantia que os pilares agronômicos serão assegurados. Ao médio longo prazo, isso prejudica o programa de melhoramento genético do criador da variedade. Sem o retorno do que é investido, a empresa pode deixar de produzir o material. Posteriormente, acontece a mistura entre as próprias sementes e ele vai ficar com um produto de qualidade ruim.”  diz o pesquisador da Embrapa Soja, Francisco Carlos Krzyzanowski. “Por fim, o prejuízo com o sistema agrícola é evidente”.

Fonte: Folha de Londrina