Morre pesquisador José Tadashi

14 de Junho de 2016

574313fb3abe25eaa72678f7f520e096A Brasmax lamenta profundamente a perda de José Tadashi Yorinori, um dos mais renomados fitopatologistas do mundo. Ele faleceu na noite de segunda-feira (13/06) após sofrer parada cardíaca. O pesquisador estava internado desde o final de abril após sofrer um acidente ao cair de uma escada em sua casa, em Londrina, no Paraná.

Histórico

José Tadashi Yorinori era formado em Agronomia, mestre e doutor nos Estados Unidos, PhD em Fitopatologia e era referência em doenças da soja. Foi pesquisador da Embrapa ainda na década de 1970.

Uma das maiores contribuições de Tadashi foi a descoberta da ferrugem asiática e a defesa pela implantação de um período de proibição de plantioda soja, hoje conhecido em todo o Brasil como o “vazio sanitário”.

Outra descoberta importante ao país, na década de 1980, foi o fungo cancro da haste, que chegava a causar perda de até 100% na lavoura. Conforme Tadashi, o prejuízo ao país chegou a US$ 1 bilhão.

Premiado e reconhecido no país, Tadashi concorreu ao prêmio Personagem Soja Brasil em 2015. “Eu tenho mais de 20 homenagens, todas elas são gratificantes. Eu acho que fiz alguma coisa e reconhecem isso. Me sinto realizado”, falou ao Canal Rural à época da premiação.

Fontes: Notícias Agrícolas e Expresso MT