Brasmax lança cinco novas cultivares

27 de Fevereiro de 2015

brandsA Brasmax está se preparando para lançar cinco novas cultivares na safra 2014-2015, duas para a região Sul e três para o Cerrado. A Brasmax Elite IPRO é a aposta da marca para as regiões altas do Sul do Brasil (micro 103 e 104 e oeste do PR acima de 500 m) com ciclo de aproximadamente 125 dias, o mesmo da Brasmax Apolo RR e o mais utilizado nessas regiões. Márcio Guirro Terra, gerente de Desenvolvimento da Brasmax Sul, afirma que as expectativas para a nova cultivar são grandes, pois ela irá atender uma demanda desse ciclo com a tecnologia Intacta que não se tinha disponível no portfólio Brasmax, além de apresentar diferenciais importantes, como alto potencial de rendimento com a tecnologia Intacta e excelente comportamento sanitário em relação à Phytophtora (gene RPS 1K). “A Elite IPRO demonstrou nos ensaios de pesquisa e desenvolvimento, rendimento superior quando comparada a Brasmax Apolo RR, cultivar atualmente mais semeada na região, apresentando ainda uma menor exigência a fertilidade do solo”, explica Terra.

Para a região baixa e quente do Sul, será lançada a Brasmax Brava RR, que deverá ocupar um mercado importante, pois permite a semeadura antecipada, atendendo aos produtores que desejam colher a soja a tempo para fazer a semeadura da segunda safra (milho safrinha).

As cultivares Brasmax Flecha IPRO, Brasmax Bônus IPRO e Brasmax Opus IPRO são os lançamentos para a safra 2014-2015, para a região do Cerrado. Pablo Souza, gerente Comercial Cerrado da Brasmax, explica que as novas cultivares têm grande potencial genético de produção, com boa adaptação para esta região. “Em todos os lançamentos a Brasmax procurou colocar no mercado variedades de soja que agregam em produtividade, por isso acreditamos que o agricultor receberá muito bem os novos materiais”, destaca.

A Brasmax Flecha IPRO vai atender o mercado dos materiais superprecoces, com ciclo de 100 a 105 dias nos estados de Minas Gerais, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul.

A cultivar Brasmax Bônus IPRO irá atender a demanda de ciclo precoce e alto potencial produtivo, comum nas áreas do Mato Grosso. “Também estamos avaliando essa variedade em regiões do Tocantins onde já se busca precocidade para plantio de milho de segunda safra como é o caso do município de Campos Lindos”, descreve Souza.

Já a cultivar Opus IPRO tem adaptação para o estado do Mato Grosso e para a região conhecida como MAPITOBA, que engloba os Estados Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. “Por ser um material de ciclo médio, nessas regiões a Brasmax Opus IPRO leva estabilidade produtiva ao agricultor”, finaliza Souza.

As cultivares já foram apresentadas aos multiplicadores, mas o lançamento ao produtor rural será feito durante as feiras e dias de campo promovidos pela marca.