Brasmax é campeã nacional de produtividade

5 de Agosto de 2016

Brasmax Elite IPRO e Brasmax Desafio RR são as cultivares mais produtivas

 
DSC_0010A Brasmax é a empresa de genética de soja mais produtiva do Brasil. É o que provou o resultado do Desafio Nacional da Máxima Produtividade de Soja safra 2015/16, promovido pelo CESB – Comitê Estratégico de Soja Brasil. Com média de 120,07 sc/ha, a Brasmax Elite IPRO consagrou campeão o produtor João Carlos da Cruz, de Buri/SP. Para ele, escolher a semente adequada é extremamente importante para obtenção de altas produtividades. “Utilizamos Brasmax Elite devido ao seu grupo de maturação 5.8, e bom sistema radicular. Decidimos plantá-la no final de outubro para fugir do sombreamento que estava nos plantios mais cedo. Além disso, tínhamos preocupação com a ferrugem e não queríamos uma cultivar de ciclo longo que ficaria mais tempo exposta à doença”, explica o produtor. “Trabalhamos no sistema plantio cruzado, buscando um melhor arranjo espacial das plantas, pois era uma alta população por hectare e, como esperado, teve um fechamento das ruas muito rápido e aceitou bem o sistema”, conta.

Na categoria nacional irrigada, o primeiro lugar também ficou com a Brasmax, dessa vez com uma cultivar RR. O produtor Flávio Agnes, de Planaltina/DF, obteve 109,24 sc/ha utilizando Brasmax Desafio RR e afirma que a genética é ponto fundamental para a produtividade. “Sementes de boa qualidade e de boa procedência, juntamente com um eficiente tratamento de sementes favorecem o desempenho satisfatório das plantas”, afirmou em depoimento ao CESB.

DSC_0001A Brasmax Desafio também foi campeã na categoria Centro-Oeste sequeiro com 100,75 sc/ha na propriedade do agricultor Elton Zanella, de Campos de Júlio/MT. O consultor da área e técnico em agropecuária, Marcos Adriano Storch, afirma que a escolha por Brasmax Desafio RR foi devido ao seu ciclo precoce e alto potencial produtivo. Na fazenda fazemos uma avaliação individual por talhão. Analisamos a presença de nematoides, fertilidade do solo, argila, entre outros fatores, para determinar a variedade que pode demonstrar o maior potencial naquela área, sempre buscando sementes com alta germinação e vigor, principalmente”. Marcos conta que a experiência com Brasmax Desafio RR começou na safra 2013/14, onde a cultivar apresentou produtividade média de 78 sc/ha, mesmo tendo sido posicionada fora dos talhões e da época recomendados. “Vimos que o material tinha potencial e resolvemos apostar em uma área maior. Na safra 15/16 plantamos 938 ha dentro da época e população recomendadas e ela expressou um excelente resultado de 82 sacas de média, mesmo com o forte estresse hídrico que passamos”, comenta o consultor. Na próxima safra, o consultor afirma que além de Brasmax Desafio também irão plantar Brasmax Bônus IPRO e Brasmax Ultra IPRO.

Para o gerente de Marketing Ricardo Franconere concursos como este são extremamente importantes, pois estimulam o trabalho de produtores, consultores e empresas do setor. “A Brasmax investe muito em pesquisa e desenvolvimento e busca constantemente o incremento na produtividade. Por isso, para nós é muito gratificante ver produtores ultrapassando as 100 sacas por hectare e nos sentimos motivados a continuar levando materiais com o máximo rendimento no campo”. E esse investimento tem sido percebido pelos agricultores, como relatou o campeão nacional de produtividade, João Carlos da Cruz: “A Brasmax sempre esteve brigando na ponta por altas produtividades em nossa região, confiamos nas cultivares Brasmax e motivamos a empresa a sempre inovar e buscar novas cultivares para altas produtividades”.