Brasmax completa 10 anos e celebra conquistas na agricultura

16 de Setembro de 2016

Incremento na produtividade e consolidação da segunda safra são principais realizações da marca

 

No próximo dia 22 de setembro a Brasmax comemora, em evento para parceiros e convidados, seus 10 anos comerciais. A ocasião marca o início das festividades que devem se estender por 2017.

alexandre_seitz-00_03_26_00-still003
Alexandre Seitz

A entrada da genética de soja da Brasmax é considerada uma revolução na agricultura brasileira, como conta o Engenheiro Agrônomo e agricultor Alexandre Seitz, da região de Guarapuava/PR. “A Brasmax entrou revolucionando o plantio de soja no Sul do Brasil. Estamos em uma região mais alta e fria, então a soja tende a vegetar mais e sempre víamos problemas de acamamento, que interferia em nosso rendimento. A Brasmax trouxe material genético com arquitetura diferente, porte menor, engalhamento melhor, e se adaptou muito bem. Hoje a gente fala em outros patamares de produtividade graças à vinda da Brasmax para nossa região”, afirma.

Complementando a fala de Seitz, o Pesquisador da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Vitor Spader, afirma que antes da Brasmax, a média de toda área plantada da Cooperativa Agrária girava em torno de 2.800 kg/ha. “Nesta última safra, nós fechamos em 4.000 Kg/ha em uma área de 87 mil hectares, então foi uma evolução muito significativa”, aponta o pesquisador.

antonio_bordignon-00_03_01_20-still002
Antônio Carlos Bordignon

No Rio Grande do Sul não foi diferente. “Antes nós produzíamos 40 sc/ha e depois passamos para 60, 70 sacas e hoje estamos produzindo 90 sc/ha”, conta o agricultor da região de Sertão/RS, Antônio Carlos Bordignon, que começou a plantar Brasmax na safra 2007/08 e hoje possui 100% dos seus 700 hectares cultivados com soja da marca.

Nas regiões mais altas e frias as primeiras cultivares que se destacaram foram Brasmax Magna RR e Brasmax Apolo RR, enquanto nas regiões mais quentes não se falava em outra coisa a não ser na cultivar Brasmax Potência RR, que por quatro safras consecutivas foi a cultivar mais plantada do Brasil (2010/11 a 2013/14).

Para o Pesquisador da Fundação MS, Carlos Pitol, a chegada da Brasmax em Mato Grosso do Sul, em especial com a cultivar Brasmax Potência RR, ajudou a recuperar a confiança do agricultor na cultura da soja. “Vínhamos de dois anos de sucessivas frustrações na safra e a Potência se adaptou muito bem ao plantio no cedo, que era uma demanda do nosso setor produtivo, apresentando resultados muito surpreendentes. Isso ajudou a alavancar a agricultura na nossa região. A gente não tem dúvida que Potência foi a cultura da última década que mais contribuiu para o crescimento da nossa sojicultura”.

flavio_agnes-00_10_34_27-still002
Flávio Agnes

Em 2010, a Brasmax já era responsável por 50% do mercado de sementes do Sul do Brasil e ampliou suas fronteiras, iniciando suas atividades comerciais no Cerrado na safra 2011/12. Mas foi a partir da safra seguinte, com o lançamento da variedade Brasmax Desafio RR, que, nas palavras do produtor Flávio Agnes, a “Brasmax mudou a realidade na agricultura do Cerrado”. O produtor, de Planaltina/DF, afirma que a primeira impressão ao experimentar os materiais Brasmax foi surpreendente. “Tínhamos dificuldades de encontrar materiais com boa produtividade e estabilidade. Com a chegada da cultivar Desafio, conseguimos atingir outros patamares de produtividade, chegando hoje à média de 90 sc/ha”. Em concurso nacional de produtividade realizado este ano, o agricultor Flávio Agnes foi o campeão na categoria nacional irrigada com a Brasmax Desafio RR, obtendo 109,24 sc/ha.

Atualmente, a Brasmax possui em seu portfólio 31 materiais, com características que buscam atender às mais diversas realidades dos agricultores. Possui 396 ensaios de pesquisa espalhados em 11 Estados brasileiros.