O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, finalizando a safra 19/20 com uma produção de 120,9 toneladas. Segundo o USDA, nos próximos 10 anos, seremos o país com maior crescimento em área, exportando 96,1 milhões de toneladas, o que equivale a 49% do total. Isso, sem dúvidas, faz com que o Brasil continue sendo um país de muitas oportunidades no setor agrícola, principalmente na sojicultura.
Desenvolver cultivares de soja com elevado potencial produtivo e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da agricultura brasileira é o principal negócio da Brasmax Genética, companhia que começou suas atividades no Brasil em 2003.
Suas primeiras variedades de soja foram lançadas em 2007. Produtos precoces que acabavam facilitando o aumento da área de milho safrinha, plantas de hábito de crescimento indeterminado, uma estrutura de planta melhor, mais ereta, tornando-a resistente ao acamamento e, como principal característica do programa, de melhoramento, com foco em potencial produtivo.
Essas características favoreceram uma mudança no mercado, que pode ser visualizada na figura 1.
Na região Norte do país a situação não foi diferente. Com o mesmo foco no máximo rendimento, os primeiros lançamentos foram produtos com características bem diferentes das encontradas no mercado, proporcionando movimentações semelhantes às do Sul (figura 2).
O foco do nosso programa de melhoramento genético é o rendimento.
Levamos soluções mais produtivas para todas as regiões sojícolas do Brasil, buscando entender as necessidades do agricultor e as particularidades de cada área. Somado a isso, ainda temos o setor de desenvolvimento de produto, que entrega as melhores recomendações de cada cultivar nas diferentes regiões do país, visando explorar o máximo de seu potencial.
Abaixo, temos alguns pontos importantes ao desenvolvimento das cultivares de soja Brasmax:
Todos estes processos promovem mais agilidade ao nosso programa de melhoramento, fazendo com que o agricultor tenha acesso a melhores cultivares de soja de maneira mais rápida.
O primeiro ano comercial da Brasmax foi o de 2008. No ano de 2010, atingiu a liderança da região Sul, tornando-se a empresa de genética de soja mais importante dessa região.
Após quatro anos de atividades comerciais no Brasil, tornou-se a empresa mais importante em genética do país e hoje possui mais de um terço da área sojícola com seus cultivares. Isso só foi possível por entregarmos produtos com alto potencial produtivo, com recomendações assertivas para cada região do Brasil, entendendo cada necessidade dos agricultores.
Outros pontos de destaque da marca:
Todos esses dados revelam a presença da marca e o novo patamar de produtividade, trazido pelas cultivares Brasmax, na produção das principais regiões sojícolas do país, mostrando a paixão pelo campo e o compromisso Brasmax com o máximo rendimento.
É com essa visão que a Brasmax continua trabalhando e aprimorando, de acordo com as exigências e as necessidades do mercado, os seus produtos. E é por meio da parceria com produtores, também comprometidos com o desenvolvimento da agricultura que seguimos atingindo resultados cada vez melhores ano após ano.
Texto escrito por: Kleber Henrique dos Santos- Gerente da Marca Brasmax
2 Comentários
Parabéns à Brasmax por seus feitos.
Vocês tem contribuído muito para o nosso desenvolvimento.
Trazendo para nós mais rendimento financeiro ano a ano.
Os resultados demonstram que as estratégias foram bem assertivas, e as produtividades afirmam isso com os fatos a campo.